Biomas

| | |


Biomas:

  • Definição

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

                     

Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).


  • Os Biomas brasileiros são:


-  Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.

-  Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.







-  Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.




-  Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.


-  Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.



-  Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.


-  Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.



-  Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.



-  Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.







Biomas do mundo:


Cada Bioma caracteriza-se pela  diversidade de espécies que habitam nestas regiões, espécies essas que têm características comuns consoante certas zonas do planeta que queiramos considerar. Essa diversidade depende da capacidade de adaptação de cada organismo sendo essa capacidade uma constante para a classificação do tipo de Bioma.O clima, temperatura, quantidades de humidade e a sua distribuição pelas estações. O solo têm que ser considerados como  elementos determinantes na diversidade de seres vivos. Como vocês já sabem existem muitos tipos de biomas : Floresta Tropical Húmida, Deserto, Floresta Temperada de folha Caduca, Pradaria, Savana, Chaparral, Floresta Temperada Húmida, Taiga, Tundra, Água Doce e por fim o bioma Marinho. Agora vamos descrevê-los separadamente:


- Floresta tropical húmida (por ex. a Amazônia): nestas florestas a folhagem das árvores é muito densa e a altura média chega aos 30 metros, do modo que no solo existe muita pouca claridade; tornando estes locais húmidos. Na fauna existem: macacos, rãs, répteis, mamíferos, pequenos roedores, e etc. Existe uma grande biodiversidade


- Deserto: o deserto deve ser o bioma com menos vida, mas isso não quer dizer que esteja totalmente “morto”. A composição geológica do deserto baseasse em rochas, areia e solo pobre daí a razão pela qual a flora no deserto é muito limitada (por ex. os cactos, ótimos sobreviventes do deserto); as plantas que aqui se desenvolvem crescem e reproduzem-se em poucos dias. Neste meio habitam: pássaros, répteis, mamíferos e roedores. 



- Floresta Temperada de folha Caduca: este tipo de florestas é o que predomina Portugal (o nosso pequeno país!), os Verões são muito quentes e os Invernos  frios e com muita chuva. Constituída principalmente de solo rico, dá origem a uma grande variedade de plantas; as sementes libertas que caem no solo além de formarem plantas novas servem  também de alimento a pássaros e roedores.


- Pradarianeste meio a precipitação é medíocre de maneira que a vegetação é composta por ervas rasteiras e arbustos, porque não há água suficiente para crescerem grandes árvores; neste bioma não há animais de grande porte. Mas quando o ambiente já é mais húmido, as ervas são altas e já existem algumas árvores o nome dado a este bioma é de Savana; neste sim já há animais de grande porte (por ex. elefantes, rinocerontes, zebras).



- Chaparral: a temperatura é moderada e encontram-se perto do litoral. Neste meio os incêndios são muito frequentes  principalmente durante o verão. Este bioma serve de habitat a corujas, insetos, mochos e muitos mais animais.



 


- Floresta Temperada Húmida: nas florestas temperadas húmidas as temperaturas muito raramente descem abaixo dos zero graus centígrados. Este meio serve de abrigo e alimento a muitas espécies de animais entre elas aves carnívoras.





- Taiga: este nome teve origem na Sibéria; os Invernos são longos e frios a chuva não é frequente e quando acontece cai em forma de neve, aqui as temperaturas são sempre negativas. E os habitantes são entre muitos: veados, garidos, ursos pretos, lobos, raposas, coelhos, lebre.






-Tundra: tundra provem da língua finlandesa, tunturia que significando terra despida de árvores. O ambiente na Tundra é muito parecido com o da Taiga; as temperaturas são baixas e neva com frequência, não crescem muitas árvores é na sua maioria pântanos.






- Água Doce: água doce está na sua maioria congelada nos pólos Norte e Sul, só 0.1 da água doce está nos rios, ribeiros e lagos; neste bioma habitam muitos peixes, moluscos, mamíferos aquáticos.




- Marinho: 75% de toda a totalidade da água existente à face da terra é água salgada e a isto nós chamamos o bioma Marinho. Este meio acolhe caranguejos, anémonas, sardinhas, carapaus, mexilhões, ostras, lapas e muitos outros. Os corais são belíssimos centros de vida e de beleza; as algas alimentam e protegem os peixes menores.Em certos locais debaixo mar existem chaminés vulcânicas que por vezes entram em erupção.